Friday, December 5, 2008

Hexagrama de hoje:

Céu em cima, lago embaixo: prudência.

Existem circunstâncias em que temos que caminhar com o máximo de cautela possível. Imagine-se num momento em que é preciso atravessar um descampado, em cima de uma ponte fina e frágil, Soraya. Você dificilmente sairia correndo por ela, ao contrário, caminharia com o máximo de prudência. Nem sempre a ponte é visível, mas mesmo assim ela existe, ou seja, é chegado o momento de seguir com parcimônia. É possível que você tenha que passar por uma fase de dificuldades, ou mesmo de perigos, ou suportando algo ou alguém muito desagradável. Mas você só sairá colocando a culpa nos outros se você for muito infantil. Uma das características da maturidade é que ela nos revela que somos nós os artífices de nossa própria realidade: as coisas não nos acontecem. Somos nós que fazemos acontecer. Encare o momento como uma oportunidade de desenvolver a disciplina, Soraya. Você poderá até enfrentar leões, contanto que saiba ter muita cautela! Lembre-se que, ao enfrentar um animal selvagem, se sentirmos medo o animal fareja o medo e nos devora. Nada de temores, neste momento. Siga seu caminho com coragem e determinação.

Mudanças:
1. Muito cuidado, Soraya, pois podemos até ter a mais absoluta das certezas de que nossos desejos e idéias são os mais corretos que existem, os melhores, etc. Entretanto, a forma como colocamos para fora estas convicções pode não convencer ninguém de nada, apenas encher a paciência dos outros e gerar resistência contra uma idéia ou desejo que era, em sua origem, tão bom. De onde se tira que não adianta nada estar com a razão. É preciso ser cortês para demonstrar esta razão.

2. A sexta linha mutável chama a atenção para a importância de considerar a origem real de suas dificuldades: quais foram as atitudes que você tomou ou deixou de tomar, que desencadearam a situação presente, Soraya? Refletir sobre isso não eliminará o problema, mas diminuirá as chances de repetir as mesmas coisas no futuro.

No comments: